Destra Consultoria

Artigos

09 de outubro | 15:49

Grupo Destra Utiliza a Metodologia Business Management Process no Workshop de Alinhamento do CCBEU

Por: Gisella Mandaro

Tem gente que acha que mexer no time que está vencendo não é uma boa estratégia. Entretanto, o CCBEU pensa e faz diferente. E quer saber? Eles estão certos. Afinal, o mercado muda o tempo todo, os processos devem ter melhorias contínuas, e os clientes, pode apostar: eles adoram perceber que estão investindo no lugar certo, porque sentem na pele quando produtos e serviços não estão alinhados com suas necessidades.

Foi com este clima que o Grupo Destra liderou as atividades do Primeiro Workshop de Alinhamento Conceitual sobre o Mapeamento de Processos de Negócios, segundo a Metodologia BMP  - Business Management Process. O evento ocorrido em Goiânia envolveu a participação de consultores do Grupo Destra, Alta Direção do CCBEU e ainda seus líderes, com o objetivo de se prepararem para o início dos trabalhos de mapeamento de processos internos, a começar pelos processos de atendimento e matrícula de um novo aluno. Para quem está de fora, talvez desconheça a importância do mapeamento. Mas, para quem está executando a atividade, ter em mãos um procedimento padrão ajuda muito na agilidade e na correção de possíveis falhas, minimizando o tempo de atendimento e garantindo que o cliente seja bem atendido.

O projeto desenhado pelo Grupo Destra prevê o desenvolvimento de uma sequência de três macros etapas, divididas em atividades, a serem realizadas de acordo com um cronograma prévio. Antecedeu a primeira etapa, a realização do diagnóstico organizacional, no qual foram levantados pontos fortes e de melhoria, com relação às pessoas, aos processos e ao modelo de gestão. Mas, para que o trabalho seja feito com primor nas próximas etapas, prioriza-se o desenvolvimento de competências de alta performance no time de líderes e gestores da empresa, com o objetivo de proporcionar o alinhamento da liderança com o posicionamento estratégico da empresa. “Esta etapa será subdividida em três fases compostas inicialmente pela identificação dos potenciais do grupo, devolutivas ao grupo sobre pontos positivos e necessidades de melhoria e encontros quinzenais de formação prática da liderança, através de metodologia e ferramentas de Coach Vivo e Teia Viva Organizacional”, explicou Adriana Ferreira, consultora do Grupo Destra.

Na segunda Etapa, a consultoria realizará o mapeamento, redesenho e reestruturação dos processos da empresa e suas integrações baseando-se na metodologia BPM - Business Management Process. “Esta etapa é composta inicialmente com a identificação e/ou adequação do modelo de gestão e macro processos da empresa, os quais nortearão a fase seguinte, que é o mapeamento e redesenho dos processos. Nesta fase, acontecerão encontros de sensibilização com os gestores e líderes, além de discussões específicas durante o levantamento de cada processo e validação dos mesmos, estabelecidos com a direção e gestor responsável”, pontuou Wederson Vianna, Diretor de Projetos do Grupo Destra.

Já num primeiro momento alguns pontos foram levantados como sinalizadores para rápida correção, como a estruturação de um plano de comunicação, com o objetivo de sensibilizar as equipes sobre a importância do Mapeamento para o alcance dos resultados esperados pela alta direção. Para tanto, se torna imprescindível à divulgação interna dos objetivos e etapas a serem alcançados, além de criar uma rede de relacionamento entre os setores da empresa. “Um bom plano de comunicação envolve ainda os fornecedores, clientes e demais unidades localizadas em outras regiões brasileiras. Esperamos com este plano de comunicação esclarecer a importância dos gestores nos processos de mudanças, redesenho de processos e aplicação de ações consistentes, necessárias para que os resultados propostos aconteçam, finalizou Tânia Leão, consultora do Grupo Destra.