Destra Consultoria

Artigos

17 de janeiro | 17:28

RECOLOCAÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO DE TRABALHO

Por: Tânia Leão Segurado - (Consultora Master)

 

Frequentemente tenho visto nas consultorias que realizo e também em sala de aula, uma confusão conceitual sobre o termo Headhunter, que em português tem o significado de "Caçador de Talentos". Este profissional pode atuar em duas vertentes: assessorando profissionais que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, ou praticando o "hunting" no mercado, atuando como contratado por uma Organização, para identificar talentos que estejam disponíveis, ou profissionais que desejam mudar sua situação profissional.

Esse trabalho, tem uma função relevante por atuar de forma a não colocar a empresa ou o profissional contratante em situações difíceis, visto que, por questões éticas, o interesse pode recair por profissionais ou empresas que atuam ou que tenham algum relacionamento com o seguimento hora trabalhado.

Mas, temos que nos lembrar também do processo de Recolocação, ou seja de um serviço comumente chamado de “Outplacement”, que numa tradução livre pode ser entendido como Recolocação Profissional. Aqui, pessoas em busca de novas oportunidades contratam o Headhunter ou empresas de hunting, para assessorá-los.

O processo de Outplacement, oferece vários serviços, onde os profissionais ou empresas de Outplacement, planejam um melhor direcionamento ou ajuste de foco para a carreira do profissional, realizando aconselhamento, oferecendo processos como coaching, avaliação de perfil, sugestão de cursos, entre outras possibilidades. Tudo no sentido de potencializar as competências do profissional assistido e deixar sua empregabilidade mais apetitosa ao mercado. Faz também a apresentação deste profissional à empresas, potenciais empregadoras, de acordo com as características do profissional em questão. Numa outra vertente, o processo de Outplacement (Recolocação) pode ser um benefício a ser oferecido pelo empregador ao profissional que esteja sendo desligado da empresa.

Nesse contexto, a Destra Consultoria oferece, em seu processo de Gestão de Pessoas, trabalhos de Hunting e Outplacement, atuando não só no Estado de Goiás e Centro Oeste, mas em todo o território nacional, com serviços prestados a grandes empresas e profissionais, não só do eixo Rio/Saulo, mas também da Região Sul do país.