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Atuamos com as mais modernas metodologias de trabalho e planejamento, sendo constantemente revisadas e atualizadas, assim alcançando soluções construtivas para os problemas apresentados pelas empresas.

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Consultoria em Mapeamento, Análise e Modelagem de Processos

A dinâmica imposta por um ambiente altamente competitivo e no qual as mudanças ocorrem numa velocidade cada vez maior, torna fácil entender os motivos pelos quais uma empresa deve analisar constantemente seus processos de negócio. É senso comum encontrar algumas das seguintes necessidades de negócio, entre outras:

•         Aumentar a agilidade na execução dos processos;
•         Garantir aderência às legislações aplicáveis;
•        Gerar informações confiáveis para processos de auditoria;
•        Reter o conhecimento existente na Corporação

Na maioria dos casos o que falta de fato é a visão orientada ao Gerenciamento dos Processos de Negócio, que conduz ao aumento da eficiência: priorizar e resolver primeiro o que for mais importante e aquilo que trouxer maior retorno à empresa. Por mais que a sensação de que alguma coisa está errada se torne cada vez maior, poucos conseguem justificar se estão no caminho certo ou errado.

É exatamente aí que entram os objetivos da Modelagem de Processos de Negócio (MPN) e do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM): explicitar os pontos fortes e oportunidades de melhoria dentro de uma Organização, propor alternativas de solução e demonstrar claramente os resultados esperados para cada ação de mudança.

Neste sentido, a Destra Consultoria Goiânia desenvolveu, executa, e transfere o conhecimento acerca de sua metodologia para Modelagem, Análise e Gerenciamento de Processos de Negócio, através de um time de profissionais com vasta experiência prática e sólidos conhecimentos teóricos. A escolha do método de trabalho é flexível e complementar, incluindo a definição pela utilização  da metodologia do cliente ou a metodologia proposta pela Destra Consultoria Goiânia, que cobre:

•         Identificação da Cadeia de Valor e os macroprocessos de negócio;
•         Mapeamento de Atividades e Tarefas na situação atual ("as-is") e Proposição de Melhorias ("to-be");
•         Identificação, Documentação e Análise de Regras de Negócio;
•         Análise de "gargalos";
•         Análise de custos (ABC);
•         Simulação de processos;
•         Mapeamento de Riscos;
•         Identificação de pontos de melhoria (AS-IS x TO-BE);
•         Levantamento de requisitos de TI com base em processos de negócio;
•         Definição de Plano(s) de Ação para Implementação das melhorias de processos;

O maior objetivo é auxiliar os clientes na realização dos trabalhos de Modelagem, Análise e Gerenciamento de Processos de Negócio, seja através da alocação de consultores especializados, ou da transferência de conhecimento sobre técnicas, notações, ferramentas e/ou metodologia utilizada, capacitando os profissionais do cliente e, conforme necessário, auxiliando na elaboração de manuais, procedimentos e documentação de processos.

 

Conheça a Metodologia BPM – Business Process Management 

BPM – Business Process Management 
O BPM – Business Process Management –, ou Gestão do Negócio por Processos, por meio de indicadores de desempenho, fornece à administração do negócio uma visão global dos processos da empresa e de seus resultados, possibilitando a tomada de decisões racionais, com base nestes dados.  

Business Process Management (Metodologia BPM) é um conceito que envolve gestão de negócio aliada à tecnologia da informação visando à melhoria dos processos das organizações por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar e gerenciar processos operacionais, de apoio e de gestão, abarcando recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação, com o escopo de realizar o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e as cadeias de valores das organizações, através de práticas que, aplicadas, ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e, com isso, fazer com que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, e aumento da satisfação dos clientes, uma vez que os produtos e os serviços também atingem um padrão melhor de qualidade.

O Business Process Management (BPM) – ou Gestão do Negócio por Processos – é, portanto, uma forma organizada de se administrar um negócio, sempre na direção de seus objetivos.

 

Mapeamento de Processos
O Mapeamento de Processos é um dos elementos da Metodologia BPM (Business Process Management) – ou Gestão de Negócios por Processos –, que, além da descoberta (mapeamento) dos processos da organização, abrange a documentação dos processos que se quer mapear, a definição do nível de maturidade das atividades da empresa, o plano de comunicação, o estado de automação dos processos, o monitoramento dos processos através de indicadores de desempenho e de qualidade, e, entre outros, a modelagem de processos para se estabelecer um ciclo de melhoria contínua da organização com o objetivo de se atingir a excelência operacional.

Modelagem de Processos
Mapear processos de uma organização normalmente requer entrevistas das pessoas que nela trabalham, análise da documentação e registro das informações levantadas por meio de fluxogramas, colocando-se no papel o que é feito, como é feito, quem faz, documentos, materiais, recursos e equipamentos utilizados, enfim, ainda que o processo não esteja sendo feito da melhor maneira.

É depois de mapear os processos da organização que se implementa a fase de modelagem de processos, quando se discute as oportunidades de melhoria identificadas no mapeamento de processos, reformulando os processos para ajudar à organização a melhorar sua estrutura, seu fluxo de trabalho, o uso de recursos humanos e materiais, a relação entre as pessoas, o treinamento de novos funcionários, e tudo mais, principalmente se a organização optar por uma administração baseada em gestão por processos, caso em que as decisões passarão a ser tomadas em função dos resultados de monitoramento dos processos por meio de indicadores de desempenho. Em uma gestão por processos, todos os processos, ou ao menos os processos-chave, da organização deverão ser monitorados, acompanhados e avaliados por métricas capazes de mostrar se o processo está indo bem ou não.

Uma organização sempre tem objetivos estratégicos, e destes objetivos é que são desdobrados os indicadores de desempenho dos processos, cujos resultados estão diretamente relacionados com o desempenho da organização.

A Destra Consultoria Goiânia possui foco equilibrado no empresário e no mercado altamente mutável e exigente.

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