Assessoria de Departamento Pessoal: Quando contratar?

Dentro de um empreendimento é necessário ter muita atenção em questões relacionadas com RH e gestão de pessoas, e encontrar soluções que otimizem o trabalho pode gerar bons resultados. Com a terceirização do departamento pessoal a empresa pode obter benefícios como redução de custos ou melhoria de suas práticas operacionais, por exemplo.

assessoria de departamento pessoal, em outras palavras, representa a transferência das responsabilidades sobre um determinado setor da empresa, para uma outra empresa especializada naquela área.

Assessoria de departamento pessoal

É a transferência do trabalho com os processos burocráticos de sua empresa para uma empresa especializada, permitindo que o RH atue de maneira estratégica de acordo com as metas da organização. Assim, não se comete erros no cumprimento de exigências legais.

Ao serem passadas para uma empresa qualificada e bem estruturadas essas atividades operacionais permitem que a equipe de RG tenha tempo para se dedicar a outras ações.

assessoria de departamento pessoal pode ser considerada como um diferencial competitivo para as empresas, pois garante um melhor trato com as informações, além de confidencialidade. Ela permite uma significativa redução de custos com os funcionários e a diminuição de encargos, fazendo com que a empresa lucre e a gestão se aperfeiçoe.

Porque terceirizar?

Com a terceirização a companhia investe na busca por parceiros especializados em áreas complementares à sua atividade principal, o que reduz os custos operacionais e especialização de processos. Ela também permite que o RH se aperfeiçoe dentro da empresa, permitindo que ele atue especificamente no desenvolvimento de pessoas e na retenção de talentos.

Vantagens da assessoria de departamento pessoal

Implantação de novas tecnologias de gestão:

  • Controle de folha de pagamento;
  • Automatização da burocracia;
  • Quitação de encargos trabalhistas;
  • Gestão do banco de horas;
  • Diminuição do volume de trabalho;
  • Procedimentos de admissão ou demissão.

Acesso a estratégias inovadoras:

A psicologia unida à área de RH e às práticas de administração de pessoas produz excelentes resultados. Uma assessoria de departamento pessoal pode auxiliar para que a empresa esteja a par do que há de mais moderno no setor. Algumas contribuições nessas áreas:

  • Desenvolvimento de um plano moderno de carreira;
  • Plano estimulante de remuneração por competências;
  • Introdução de benefícios mais interessantes aos funcionários;
  • Método apropriado de avaliação de desempenho profissional.

Sem dúvidas sobre a legislação:

Com tantas regras e burocracia na legislação, é fácil cometer algum deslize. Erros nessa área podem resultar em problemas graves, com grandes prejuízos e perda de oportunidades de bons negócios. Por isso, aproveite treinamentos em legislação oferecidos pela assessoria de departamento pessoal, caso tenha.

Consultores internos:

Caso os consultores externos sejam acompanhados por funcionários escolhidos pelo RH, eles ganham a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas. Depois de alguns ciclos de consultoria externa, os funcionários internos se tornam capazes de promover consultorias internas com alto grau de eficiência, dotados com o conhecimento sobre organização, metodologia e sistematização.

Auditoria externa:

assessoria de departamento pessoal avalia as práticas estabelecidas no departamento e chancela o trabalho da equipe, além de corrigir processos com pouca eficiência ou incorretos. É possível desenvolver um método de auditoria interna para que este mesmo procedimento possa ser reaplicado em intervalos predeterminados de tempo. Auditorias regulares aumentam os resultados e a confiabilidade da empresa.

Está precisando de assessoria de departamento pessoal na sua empresa? O Grupo Destra está aqui para te ajudar. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços de contabilidade.