A importância da Assessoria no Departamento Pessoal

O Departamento Pessoal é responsável por todas as questões e processos relacionados aos colaboradores da instituição, e exige muita atenção e paciência. Por isso é importante ter assessoria no departamento pessoal, pois ter profissionais especializados que sempre estão atualizados com as mudanças e capacitados.

A importância

O Departamento Pessoal está ligado às questões legais e tributárias, sendo muito mais que somente o cálculo da folha de pagamento. É importante também lembrar que a legislação trabalhista brasileira é muito complexa, e por causa disso, é importante uma assessoria no departamento pessoal.

Quando há erros no processamento da folha de pagamento, é preciso reparar e refazer todo o trabalho, consequentemente, o encargo é da empresa, podendo gerar multas com o fisco. Se a folha de pagamento apresentar problemas, pode refletir diretamente na insatisfação dos colaboradores, gerando custos extras.

O diferencial

Contar com uma visão profissional e imparcial é uma das maiores vantagens ao se contratar uma assessoria no departamento pessoal. Uma visão externa pode proporcionar uma melhoria nas práticas, fornece novas alternativas e expertise na análise e diagnóstico do setor.

Uma assessoria pode avaliar sua equipe em questões como desempenho, análise de tarefas cotidianas, apontar os erros, trazer sugestões e indicar outros possíveis caminhos.

Vantagens

Novas tecnologias de gestão:

Gerir pessoas é uma tarefa complexa, delicada e que exige constante aprimoramento de processos. Algumas ferramentas podem otimizar o tempo da equipe, além de facilitar o controle e a execução de algumas rotinas como controle de folha de pagamento, gestão do banco de horas, quitação de encargos trabalhistas e processos de admissão e demissão, por exemplo.

Uma assessoria no departamento pessoal pode treinar os funcionários para operar o novo sistema, além de convencê-los dos benefícios e da importância das novas ferramentas.

Estratégias inovadoras:

Sempre há ajustes a serem feitos na relação entre empregador e colaborador, e pode ser complicado para um gestor de RH se manter atualizado sobre novas possibilidades. A assessoria no departamento pessoal garante que a empresa esteja por dentro das novidades do setor. Algumas contribuições:

  • Desenvolvimento de um plano moderno de carreira;
  • Plano de remuneração incentivador por competências;
  • Bom método de avaliação de desempenho profissional;
  • Introdução de benefícios mais interessantes para os funcionários;

Fim das dúvidas sobre legislação:

Com tantas regras na legislação, é fácil cometer um erro, podendo gerar transtornos graves, que resultam em grandes prejuízos e a perda e oportunidades de bons negócios. Uma assessoria no departamento pessoal pode oferecer consultoria, o que dá mais tranquilidade para a empresa não ter problemas trabalhistas futuros.

Consultores internos:

assessoria no departamento pessoal pode ocasionar na formação de consultores internos. Caso os consultores externos sejam acompanhados por funcionários, estes podem aprender as técnicas aplicas. Depois de algum tempo, esses funcionários tem o entendimento de assuntos como: metodologia, organização e sistematização.

Está precisando de assessoria no departamento pessoal? O Grupo Destra está pronto para te ajudar. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.