Treinamento em atendimento e recepção: como cativar o cliente

Bom atendimento e recepção são características fundamentais no serviço com pessoas. São qualidades que podem parecer especiais de certos profissionais em exercício, como se eles já tivessem nascido com aquela capacidade de cativar. No entanto, muitas vezes o que pensamos ser uma capacidade natural pode ser resultante do investimento em  treinamento específico na área.

Para saber um pouco mais sobre as características do treinamento em atendimento e recepção continue lendo este artigo.

Características

O  bom atendimento e recepção e baseado em algumas premissas:

·        Cordialidade

Sempre mostrar a receptividade do ambiente à pessoa que procura por algum serviço ou produto é a primeira tarefa que deve ser cumprida em busca do bom atendimento e recepção.

·        Atenda imediatamente

Ninguém gosta de esperar por atendimento. É claro que não é possível prestar auxílio a todas as pessoas logo de imediato, mas é interessante passar a ideia de que a pessoa será atendida assim que possível.  Isso pode ser feito por meio de algumas atitudes simples, por exemplo, distribuindo senhas e com contato verbal. 

·        Faça amizades

Não adianta muito fazer uma excelente recepção se o atendimento integrado não é eficiente. Por isso é tão importante integrar a equipe de recepção e atendimento, propondo muitas vezes o clima de amizade entre elas.

·        Renovação de treinamentos

O profissional deve sempre ter clareza que o objetivo principal do seu trabalho é satisfazer do cliente, seja direcionando-o ao local correto ou resolvendo a sua demanda. O responsável pelo atendimento ou recepção deve receber constantes treinamentos sobre as atividades a serem desempenhadas, organização da empresa e alinhamento da postura da empresa com o cliente.

O treinamento em atendimento e recepção tem público-alvo específico. Atende-se em geral:

·        Recepcionistas,

·        Secretárias,

·        Assistentes,

·        Servidores administrativos e

·        Quaisquer empresas (pequeno, médio e grande portes) que desejem recepcionar com excelência seus clientes.

A profissionalização das áreas de atendimento e recepção é um investimento no relacionamento da empresa junto ao cliente.  Essa formação auxilia não só o profissional a lidar com situações desafiadoras, mas prestar o serviço de forma atenciosa e diferenciada. Dessa forma, a empresa se destaca não só pelo que oferece, mas também pela forma que o faz, desde a recepção até a finalização do processo de compra ou prestação de serviço.

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