Entenda as mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

ISO 9001 é uma norma definidora de requisitos de um sistema de gestão da qualidade que permite que as organizações verifiquem seus processos, medindo-os e os monitorando para aumentar a competitividade e garantir a satisfação dos clientes. Há algum tempo, foi lançada a versão ISO 9001:2015, que substitui a ISO 9001:2008 e traz algumas novidades. Para entender as mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 e saber como se adequar, confira o guia que preparamos.

Mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

A norma 9001:2008 foi revisada para se alinhar às outras normas ISO de sistemas de gestão, garantindo integração e facilitando seu uso em diferentes sistemas. Diante disso, a maior diferença na versão 2015 está na estrutura, que agora segue o mesmo formato geral das outras normas dos sistemas de gestão ISO, conhecido como estrutura de alto nível.

Outra mudança perceptível é a preocupação dada ao risco. Isso significa que a última atualização do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 dá ainda mais atenção a essa questão, garantindo suporte e aperfeiçoamento ao atendimento e aplicação da abordagem de processo.

Benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

  • Integração com outros sistemas de gestão;
  • Abordagem integrada para a gestão organizacional;
  • Fornecimento de base consistente para os próximos 10 anos;
  • Reflexo dos ambientes cada vez mais complexos em que as organizações atuam;
  • Certificação de que o novo padrão reflete as necessidades de todos os grupos de usuários potenciais;
  • Reforço na capacidade da organização para atender os clientes.

Características do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

  1. Gestão estratégica

Identifique e registre as forças do mercado, o potencial da indústria e os pontos fortes da sua empresa internamente. Para essa tarefa, o mais indicado é usar ferramentas, como a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e o Canvas, para compreender o contexto da organização com maior grau de exatidão e adequar corretamente os processos da empresa às práticas exigidas pela normatização.

Conhecendo a organização, será mais fácil conhecer e controlar os riscos, melhorar o aproveitamento das oportunidades e implementar a certificação ISO 9001:2015 com sucesso.

  1. Mapeamento dos processos

Além de descrever as atividades exercidas, a nova versão da ISO 9001 define que a empresa deve apontar o processo anterior para saber o que se pretende com o próximo, entradas do novo processo, atividades importantes nesse novo processo, saídas ou finalizações esperadas e qual será o processo seguinte. Esse tipo de detalhamento permitirá linkar a saída de um processo com a entrada de outro, criando uma conexão entre eles.

  1. Planejamento de implementação das mudanças

Entre as mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, ficou definido que as empresas devem desenvolver um plano de ação para eliminar ou reduzir os riscos e ampliar a capacidade de aproveitamento das oportunidades que envolvem o processo, protegendo o negócio e aumentando sua longevidade.

  1. Gestão de mudanças

Toda mudança adotada em uma empresa deve ser descrita com cautela, considerando os riscos envolvidos. Para isso, é necessário criar um plano de ação que traga informações documentadas para servir de registro e demonstração do know how obtido e praticado pela empresa para comprovar a adequação de seus processos.

 

Para se adequar às mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, conte com a consultoria especializada do Grupo Destra. Para mais informações, conheça nosso serviço ou entre em contato pelo número (62) 3933-2650.