Auditoria: 5 motivos para realizar na sua empresa

Você sabe o que é uma auditoria empresarial? Toda empresa que preze pela sua saúde organizacional e financeira realiza esse procedimento sistemático. A auditoria empresarial é o cuidado com às atividades desenvolvidos na empresa, que determinam se essas tarefas estão sendo realizadas de acordo com o estabelecido.
Então, os seus processos estão em conformidade com os objetivos definidos previamente? Está tudo correndo de forma eficaz? Ainda não? Então se liga nos motivos para realizar auditoria, o mais rápido possível na sua empresa.
Para entendermos os motivos de realizar a auditoria na empresa, é preciso acabar com o preconceito de que essa é uma ação apenas para grandes negócios. A auditoria serve como prevenção e diagnóstico da saúde de qualquer negócio.
Auditoria externa Vs Auditoria Interna
Para alguns segmentos, principalmente empresas de capital aberto, a auditoria externa é uma obrigação estabelecida por lei.
Esse processo serve para que a diretoria da empresa receba de um profissional contratado de forma independente, – especificamente para diagnosticar a eficiência dos processos implementados – uma análise que servirá de base para tomada de decisões dentro da empresa.
Na auditoria externa, normalmente um auditor interno auxilia nas atividades.
Contudo, diante de uma auditoria interna, tanto um profissional da contabilidade da empresa, quanto uma equipe de outra área, auxilia no processo de diagnosticar a empresa e testar a eficiência dos processos implementados.
Veja quais são os objetivos dos auditores internos e externos:
  • Avaliar os procedimentos a fim de minimizar erros;
  • Detectar possíveis fraudes ou processos ineficazes;
  • Verificar a respectiva validação de processos;
  • Apontar caminhos para a devida correção de possíveis desvios.
Motivos de colocar a auditoria em prática, agora mesmo!
1# Tenha maior transparência nos trâmites internos
Uma auditoria empresarial permite aos gestores de sua empresa terem maior transparência nas suas ações. A verdade é: tudo tem que estar documentado dentro de uma empresa confiável. Além disso, os processos devem ser claros para que outros servidores deem continuidade nas ações.
As informações levantadas pela auditoria externa têm como destinatário bancos, acionistas e investidores. Dessa forma, mesmo que a empresa não tenha capital aberto, essa auditoria é necessária na garantia de um futuro promissor para a empresa. Apenas investe ou empresta dinheiro quem tem confiança no seu negócio.
Em resumo, a transparência da empresa gera confiança na marca. A auditoria interna permite a empresa se antecipar para os negócios externos. Além disso, é possível averiguar a sua saúde diante das decisões tomadas por gestores e diretores.
2# Identifique e elimine falhas e pontos fracos do seu negócio
Ao realizar auditoria na sua empresa, você terá facilidade de identificar pontos fracos do seu negócio. A auditoria serve como forma de prevenção, afim de evitar erros e possíveis fraudes na empresa.
Um dos principais alvos do auditor será identificar se os controles utilizados pela empresa estão sendo suficientes para atingir o que foi planejado. Da mesma forma, averiguará se as atividades executadas seguem as orientações pré-determinadas no planejamento. Se não, por qual motivo.
Após esse trabalho, os diretores poderão identificar quais são as melhores decisões que serão adotadas para eliminar as falhas e pontos fracos do negócio.
3# Desenvolva os pontos críticos do negócio
As ações de auditoria também possibilitam desenvolver conhecimento mercadológico e de educação corporativa, que auxiliarão no desenvolvimento dos pontos críticos do negócio. Assim, serão definidos quais são os riscos que podem interferir diretamente na governança da empresa e quais atitudes poderão ser tomadas.
4# Crie controles e relatórios internos eficazes
Relatórios bagunçados apenas refletem a bagunça de uma organização. Afinal, os relatórios fazem parte da instituição como um todo.
Contudo, a eficácia de um relatório apenas refletirá efeitos positivos da empresa se forem preenchidos de forma correta e precisa, conforme o andamento das ações.
A partir de uma auditoria será possível determinar esses padrões e colocá-los em prática no menor tempo possível, de forma que sejam intuitivos e principalmente que gerem resultados em eficácia de ações.
5# Implemente boas práticas para o sucesso do negócio
Por fim, a auditoria poderá trazer credibilidade para a sua empresa. Essa ação irá comprovar se os números registrados na contabilidade condizem com a realidade. Durante a auditoria serão avaliados registros e movimentações financeiras.
Sendo assim, sua empresa será preparada para o futuro, afim de atender as necessidades e demandas do empreendimento. Ao implantar boas práticas, mais cedo sua empresa estará preparada para enfrentar novos desafios e processos de transição.
Portanto, engaje toda as equipes da sua empresa aos processos de avaliações periódicas do planejamento e ações adotadas como estratégia da empresa, internamente e externamente.
Apesar de ser um desafio para os empresários de grandes e médias empresas, assim como para alta gestão, a auditoria traz mudanças indispensáveis nos processos de execução de qualquer negócio.
No Grupo Destra, a sua empresa encontrará a solução contábil necessária para realizar a auditoria do seu negócio.  Conheça em nosso site quais são os nossos serviços ou fale com a gente por meio do WhatsApp.