BPO x terceirização: quais as diferenças entre esses processos?

O Business Process Outsourcing (BPO) é um conceito que surge da necessidade de otimizar os procedimentos corporativos. Assim, dotado de novas tecnologias e ferramentas, o prestador de serviços de BPO oferece mecanismos para aumentar a produtividade das empresas, por meio da terceirização de tudo aquilo que não faz parte do seu core.

Na prática, o BPO pode ser implementado de duas formas: agindo diretamente no negócio ou externamente. Sendo assim, a sua forma de atuação dependerá, exclusivamente, do tipo de serviço contratado, bem como sua relevância para os objetivos organizacionais. O BPO financeiro, por exemplo, demanda maior integração da empresa com o prestador de serviço.

Isso, pois, tais informações são extremamente relevantes e, portanto, demandam maior clareza. Contudo, qual é de fato a diferença entre o BPO e a terceirização? Acompanhe nosso post e tire suas principais dúvidas sobre o assunto!
 

Business Process Outsourcing x terceirização de serviços

Apesar do termo “Business Process Outsourcing'' ser comumente empregado para caracterizar a terceirização de determinado setor de uma empresa, tais atribuições relacionadas ao BPO estão além do simples fato de entregar um setor aos cuidados de outra empresa especializada.

Na verdade, a terceirização puramente dita possui caráter direto. Isto é, entrega serviços de forma simples, oferecendo apenas mão de obra qualificada para determinados fins pontuais. De forma simplificada, serviços terceirizados como limpeza, manutenção e segurança estão mais adequados ao que representa uma terceirização tradicional.

Por outro lado, o BPO é uma estratégia da qual se acompanha toda sistematização, tecnologia e processos integrados, a fim de modernizar e aperfeiçoar todo o departamento de uma empresa. Ademais, passa diretamente por um rigoroso processo de avaliação e mapeamento das necessidades do cliente que contratará os serviços de BPO.
 

Quais setores podem ser contemplados com BPO?

Como vimos, o papel do BPO é agir diretamente nas necessidades de um negócio. Sendo assim, dentro dele, há diversos setores que podem e devem se beneficiar de tais metodologias, a fim de desburocratizar e agilizar o trabalho. Veja alguns exemplos:
  • Administrativo/RH: transforma as informações, de modo que a digitalização dos setores torne o acesso aos dados mais simples, ágil e menos burocrático;
  • Contábil: implica na adequação às diretrizes fiscais, tributárias, profissionalização da gestão da folha de pagamento, ponto eletrônico, benefícios, balanços patrimoniais, etc;
  • Comercial: conduz a atuação das equipes de maneira estruturada, possibilitando ao setor direcionar suas ações a exploração do mercado, de modo a garantir o fechamento de contratos lucrativos;
  • Transporte: ajuda a organizar o setor de logística, definir métricas de monitoramento das operações, entre outras práticas;
  • Compliance: atribui procedimentos indispensáveis para a profissionalização da administração, estabelecendo normas e diretrizes internas, a fim de garantir que todas as operações se deem de acordo com a lei;
  • Jurídico: contribui para a organização em relação a todos os assuntos legais, bem como a prestação de assistência jurídica em processos;
  • T.I: auxilia os clientes com toda infraestrutura de servidores, oferece a manutenção periódica e demais suportes eventualmente necessários para a execução de tarefas essenciais.
 

Conclusão

Em síntese, a implementação do Business Process Outsourcing em uma empresa pode ser uma alternativa extremamente interessante para qualquer negócio. Afinal, por meio dele pode-se minimizar os gastos com a contratação de pessoal especializado, além de não ter de investir na qualificação do novo colaborador, de modo a prepará-lo para desempenhar algumas funções.

No entanto, a principal vantagem é que o seu negócio poderá se concentrar totalmente nas necessidades mais urgentes da sua empresa. Assim, além de garantir maior engajamento e produtividade — que, por sua vez, acarretam resultados muito mais satisfatórios —, o BPO possibilita que os gestores concentrem todos os seus esforços para trazer mais lucro às operações.

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