Business Process Outsourcing: por que terceirizar o departamento financeiro?

A terceirização de serviços se tornou uma alternativa para muitas empresas de diferentes segmentos. Afinal, ela oferece inúmeras vantagens, sobretudo pela segurança de contar com uma equipe especializada cuidando de setores que não estão relacionados com a atividade principal dos contratantes — e é justamente neste contexto que se insere o Business Process Outsourcing (BPO).

Para ajudá-lo a entender melhor sobre este assunto, criamos um conteúdo que explica o que é o BPO Financeiro, como funciona uma terceirização do setor e quais são as vantagens para o seu negócio. Quer aprender mais sobre este tema? Então, continue sua leitura!
 

O que é BPO Financeiro?

Em termos práticos, um BPO Financeiro nada mais é do que um tipo de terceirização de determinados setores de um negócio. Portanto, trata-se de um termo aplicado para designar o processo de contratação de terceiros que cuidarão de setores específicos da empresa.

No caso do BPO Financeiro, a gestão financeira do negócio é feita por um escritório de contabilidade. Consequentemente, garante-se uma melhor organização financeira e agilidade na execução das atividades contábeis.
 

Como funciona a terceirização do setor financeiro?

De modo geral, a terceirização do departamento financeiro se dá, basicamente, com a entrega de todo controle financeiro para outra empresa especializada. No entanto, deve-se observar algumas práticas, a fim de garantir que a organização esteja entregue em boas mãos.

Nesse sentido, em primeiro lugar é importante encaminhar os detalhes financeiros para uma análise do escritório contábil, por exemplo. Em seguida, caberá à terceirizada fazer todos os registros contábeis do seu negócio, bem como gerenciar pagamentos, gerir a folha de pagamentos, emitir notas, elaborar o fluxo de caixa, fazer toda gestão de documentos, etc.
 

Vantagens de terceirizar sua área financeira

Via de regra, algumas atividades burocráticas demandam muito do empreendedor. Considerando a complexidade e importância do setor financeiro, a dedicação deve ser ainda maior — logo, a falta de tempo é um problema constante na vida dos empresários.

Nesse sentido, além de ter uma melhor organização e segurança, já que as contas do seu negócio estarão sob os cuidados de empresas especializadas, com a terceirização da gestão financeira é possível voltar as atenções para o que realmente interessa no negócio.

Afinal, toda parte burocrática e legal do negócio estará sendo executada por pessoas que entendem do assunto e possuem métodos muito bem estruturados.

Além disso, é possível também ter maior controle sobre entradas e saídas, acompanhar de perto os vencimentos e, ainda, colocar em prática uma administração inteligente, bem como uma gestão do fluxo de caixa mais eficiente. Por fim, gera-se uma economia importante, já que não precisa contratar alguém especificamente para cuidar de tais assuntos.

Viu como pode ser interessante contar com uma empresa terceirizada para os serviços financeiros do seu negócio? Portanto, conheça o Grupo Destra e confira as soluções que oferecemos para direcionar a sua empresa de maneira estratégica no mercado!