Contabilidade gerencial x financeiras: o que é e quais as diferenças

A contabilidade gerencial é um componente vital para qualquer organização. Isso porque, além de aglutinar aspectos relacionados à contabilidade financeira, permite também que se possa identificar os detalhes de todo contexto econômico de uma empresa.

Esse tipo de atividade, por sua vez, possui um papel muito importante, sobretudo na tomada de decisões, já que torna mais claro identificar onde aplicar investimentos, bem como os lugares em que se pode cortar despesas, etc.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!


O que é contabilidade gerencial?


A contabilidade gerencial é formada pela instauração de procedimentos contábeis cuja finalidade é obter dados relevantes sobre a organização, bem como oferecer base para a tomada de decisões sobre o negócio.

Para tanto, as informações coletadas através da contabilidade financeira passam por uma análise criteriosa sobre despesas, orçamentos e demais detalhes financeiros. A partir de então, passa-se a definir metas e objetivos do negócio como um todo.


Qual sua importância, afinal?


A contabilidade gerencial nada mais é do que uma ferramenta que possibilita uma gestão eficiente, isto é, capaz de encontrar todos os aspectos gerenciais relevantes através dos números da empresa. Portanto, sua importância passa diretamente pela oportunidade de compreender os resultados e dar novos direcionamentos.

Embora uma empresa que apresente lucros possa indicar resultados satisfatórios, nem sempre estar no azul é sinônimo de sucesso. Sendo assim, por meio desse tipo de contabilidade pode-se investigar a fundo tais resultados e identificar eventuais inconsistências.

Em resumo, a contabilidade gerencial pode ser entendida como um departamento vital tanto para o planejamento quanto para o controle de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.


Quais as diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira?


Como vimos, a contabilidade financeira se trata de aspectos já conhecidos, afinal, ela se direciona a questões burocráticas, como legislação tributária, redução de gastos, entre outros aspectos.

Por outro lado, a contabilidade gerencial tem como finalidade organizar o funcionamento interno da organização, de modo a facilitar a prestação de serviço de modo eficiente e com qualidade.

Nesse sentido, a contabilidade financeira está inclinada a lidar com normas e tributações, enquanto a contabilidade gerencial se trata de um departamento estratégico, cujo objetivo é descomplicar a rotina de uma empresa, de modo a conduzi-la ao sucesso, ou seja, gerar lucros e reduzir despesas.

Agora que você já sabe mais sobre contabilidade gerencial e sua importância, descubra quando e por que contratar uma consultoria em gestão financeira!