Controladoria e contabilidade: Quais as diferenças entre cada área?

Embora se trate de termos semelhantes, a controladoria e a contabilidade não são as mesmas coisas, apesar de também serem atividades complementares. Extremamente úteis para as organizações, ambas as atividades contribuem para um melhor controle e tomada de decisões dentro das empresas.

Em geral, tratam-se de áreas que possibilitam ao gestor realizar um controle eficiente de recursos, o que evita que muitas companhias encerrem suas atividades antes do prazo. Dito isso, é fundamental conhecer a atuação da controladoria e da contabilidade, a fim de garantir o desenvolvimento saudável da sua gestão empresarial.

Nos tópicos a seguir, tire suas dúvidas de uma vez por todas sobre o que faz cada área e quais as diferenças entre si. Boa leitura!


O que é controladoria?

A controladoria faz parte da administração, bem como da contabilidade e tem por objetivo controlar as operações de uma empresa. A partir dela, repassa-se ao gestor informações detalhadas para que sejam consolidadas a tomada de decisões de forma efetiva. Sendo assim, pode-se dizer que a principal função é, como o próprio nome sugere, controlar.

Em síntese, esse é o departamento responsável pelo planejamento de ações que levem ao cumprimento de metas, padronização das atividades e processos, definição de tarefas que considerem a gestão da empresa, etc. Basicamente, a controladoria trata de atividades que permitem a tomada de decisões estratégicas de forma assertiva para os negócios.


O que é contabilidade?

A contabilidade é um serviço que se caracteriza pelo estudo das variações quantitativas e qualitativas patrimoniais. Em geral, ela fornece informações úteis para a tomada de decisão dos gestores a partir de estudos, interpretações e registros daquilo que envolve o patrimônio de uma organização.

Em outras palavras, cabe ao departamento de contabilidade registrar movimentações contábeis, financeiras e/ou fiscais através de relatórios que poderão ser, posteriormente, analisados por gestores. Pode-se dizer, portanto, que a contabilidade é a área responsável pelo registro de números e operações financeiras de forma adequada, segura e transparente.


Qual a diferença entre controladoria e contabilidade?

Em linhas gerais, a principal diferença entre as áreas de controladoria e contabilidade passa diretamente pelo conhecimento contábil. Isso porque a controladoria se volta mais para a gestão estratégica de determinada empresa. Ademais, está focada na análise de dados e informações apuradas pelo departamento de contabilidade.

Este último, por sua vez, é responsável pela fiscalização, registro e monitoramento de dados, como já vimos. Portanto, é papel da contabilidade facilitar o planejamento estratégico, trazer maior segurança para os procedimentos fiscais e, juntamente com a controladoria, coordenar o planejamento estratégico e orçamentário da empresa.

Pronto. Agora você já conhece esses dois setores e suas diferenças. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe-a nos comentários!