Entenda a importância do Balanço Patrimonial

Responsável por uma importante etapa do planejamento financeiro, o balanço patrimonial é indispensável na organização de empresas. Ele determina toda a riqueza atual e o fluxo de caixa líquido existente, funcionando como base de medidas a serem mantidas ou tomadas.
Através do balanço patrimonial, a empresa basicamente toma as rédeas de onde está indo seu dinheiro. Ele apresenta uma forma resumida e de fácil compreensão a respeito do patrimônio da empresa. Sendo assim, ganha a função tanto de cumprir questões legais, quanto de participar do planejamento financeiro a ser seguido pelas equipes internas.
Em períodos como o de fim de ano, este tipo de demonstração torna-se ainda mais importante. Os donos de empresa estão em processo de reestruturação de estratégias e necessitam da exposição do que tem gerado reais lucros para dar continuidade ou alterar os processos de produção.


A composição do documento

Para ser definido, o balanço patrimonial é formado através da análise do ativo, que representa os bens e direitos da empresa e aplicações em geral que geram benefícios; e o passivo, que nomeia as obrigações da entidade, inclusas as dívidas de curto prazo e de longo prazo, que exigirão ativos para ser liquidadas.
Ao envolver estes dois definidores, ele estabelece a diferença encontrada, que representa o patrimônio líquido. Quanto maior for este resultado final, maior será a riqueza acumulada.
 

Os principais benefícios

Índices econômico-financeiros

Através dos resultados do balanço patrimonial, é possível identificar se a empresa, ao ser comparada com os índices médios do mercado, possui uma quantidade de dinheiro disponível regular, abaixo ou acima do que se espera.
 Dentre alguns determinantes destas conclusões, destaca-se a comparação entre o que há de recebível e decorrente de venda a prazo com os valores a serem pagos a compras, fornecedores e afins.
Filtragem de recursos imobilizados

É preciso que sejam identificados possíveis ativos fixos que possam estar transmitindo efeito contrário ao desejado para o negócio. Podem existir equipamentos, tecnologias, máquinas e afins consumindo mais que gerando resultado.
Na maioria das vezes, quando identificados através do balanço feito, estes recursos acabam sendo descartados com o intuito de otimizar o modo com que o dinheiro gira. Eles podem possuir pouca ou quase nenhuma liquidez quando comparados aos investimentos feitos.
Identificação de oportunidades

A partir do balanço patrimonial, é possível reorganizar importantes detalhes como datas, prazos e dívidas. A partir disso, é facilitada a decisão quanto ao momento: se será o de novos investimentos ou de cortes de despesas.
Estes novos gastos podem estar ligados ao seu próprio aumento de riquezas. Afinal, você sem dúvidas deseja aumentar a quantidade de bens, por exemplo. Para isto, manter a estrutura de seu negócio bem acompanhada é fundamental para as transformações.
Com o suporte contábil que nós do Grupo Destra oferecemos, é possível manter suas atualizações de patrimônio da empresa regulares e atualizados. Visite nosso site para conhecer melhor nossos serviços e fazer seu orçamento.