Ética e etiqueta profissional: mude sua postura e ganhe reconhecimento

O Grupo Destra criou a palestra Ética e etiqueta profissional com objetivo de apresentar a importância da construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal de posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações. Quer saber mais? Continue lendo e entenda melhor.

Na palestra, os participantes irão perceber que é preciso uma mudança de atitude para fazer com que a profissão ganhe o respeito e o reconhecimento da sociedade, além de subir o patamar de qualidade e atenção no atendimento ao cliente.

Assuntos abordados:


•    Regras de tratamento que devem ser observadas no ambiente de trabalho e social;
•    Reconhecer como a ética e a etiqueta influenciam nos negócios, no trabalho e como podem melhorar a sua imagem pessoal;
•    Etiqueta do cotidiano: como agir e o que dizer; postura corporal, apresentações, relacionamentos entre colegas, atitudes pessoais; o certo e o errado; expressões verbais e comportamentos inadequados; gafes, maus hábitos e uso do telefone;
•    Ética profissional junto ao cliente;
•    Ética profissional entre os colaboradores e entre estes e a diretoria;
•    Como zelar pela própria reputação, imagem da empresa e classe profissional;
•    Princípios morais, valores, códigos e condutas éticas: honestidade, lealdade, sigilo, zelo, transparência, responsabilidades e trabalho de equipe;
•    Condutas éticas impróprias: inventar soluções que não existem, prometer e não cumprir, omitir informações; se aproveitar da confiança, falta de conhecimento e credulidade do cliente e dos colegas; concorrência desleal; uso de álcool, drogas e fumo; assédio sexual ou moral, práticas de corrupção ou suborno;
•    Ética patrimonial: uso de móveis, imóveis, telefone, computadores e veículos;
•    Ética nos negócios: os comportamentos certos para cada tipo de situação.

Vantagens em conhecer sobre a Ética e etiqueta profissional


1) Aumento na produtividade

Quando falamos sobre ética no trabalho, existem dois pontos cruciais: a necessidade de evitar fofocas e a importância da pontualidade. Abordagens que quando estão alinhadas aumentam o foco nas atividades, evitam distrações desnecessárias e consequentemente cresce a produtividade. 

2) Boa imagem perante todos

Aqui, tratamos do quanto é importante o vestuário, higiene e questões éticas. Isso colabora na criação de uma boa imagem perante os colegas. 

3) Mais harmonia no ambiente profissional

Respeitar o colega de trabalho contribui para manter a boa convivência e ajuda você a não se tornar aquela pessoa inconveniente que não liga para as necessidades de todos na equipe. 

4) Ajuda na conquista de uma vaga de emprego

Neste contexto, todas as abordagens serão levadas em consideração. Na hora da seleção, o recrutador irá notar se você foi pontual, se você está se vestindo bem, se sua linguagem corporal transmite confiança, entre outras coisas.

Sendo assim, quem estiver adotando todos estes requisitos saíra com vantagem.  

5) Facilidade na comunicação 

Ficar atento à maneira como o colega gosta de ser chamado é um sinal de respeito. Não interromper quando outra pessoa estiver falando e dar sempre boas vindas ao colega novo cria uma atmosfera cheia de respeito e consideração, influenciando positivamente  no rendimento da empresa. 

A Ética e etiqueta profissional tem diversos benefícios para o ambiente de trabalho. 

O Grupo Destra oferece Soluções Empresariais Integradas, a partir de uma gestão 360º, para a sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Para saber mais sobre nossos serviços, acompanhe nosso site ou entre em contato conosco.