Fases de uma auditoria

Em meio à sua gestão financeira, as fases da auditoria contábil são fundamentais para assegurara a fidelidade dos registros, aumentando a credibilidade de toda demonstração e relatório administrativo.
Basicamente, estas fases da auditoria tratam as:
  • Demonstrações financeiras;
  • O sistema financeiro;
  • O bancário;
  • Os registros;
  • As transações;
  • As operações.
A supervisão de todas estar questões permitem, em conjunto, que gestores possam identificar com exatidão qual o nível de aproveitamento das estratégias utilizadas. Em caso de resultados de insucesso, tomam conta de encontrar a raiz dos problemas para que seja modificada.
Existem normas brasileiras para o cumprimento das fases da auditoria. Ao contratar um serviço deste tipo, diretrizes comuns e supervisionadas serão cumpridas de acordo com o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
Entre as principais etapas do processo, podemos destacar:
#1 Pesquisa ambiental
Nesta fase inicial, o auditor precisa passar por um processo de entendimento preliminar do funcionamento das operações. Em seguida, faz uma coleta de informações gerais sobre o negócio, destacando, inclusive:
  • Consultas manuais;
  • Associações comerciais.
Estes registros são fundamentais para que se possa partir para as mais aprofundadas etapas.
#2 Planejamento
A partir desta, em que a familiaridade com o negócio está melhor construída, as estratégias podem ser melhor efetivadas e com resultados eficientes. Durante o planejamento, são especificados quais procedimentos adotar para o surgimento de evidências.
Uma das principais ferramentas para que se atinjam estes objetivos iniciais é, inclusive, a aplicação prática de testes. Eles devem ser bem pensados e preparados aqui.

#3 Controle interno
Ainda como procedimento de preparação para os testes, o controle interno documenta o sistema contábil em seus mínimos detalhes. Após toda a sistematização, tudo pode ser avaliado para que, em seguida, sirva para determinar o que é ponto forte e o que é ponto fraco no sistema disponível no negócio.
#4 Teste de controle
Também chamado de “teste de observância”, ele tem a função de reafirmar se o cumprimento está conforme as normas pré-definidas. A partir daí, obtém-se um diagnóstico quando ao correto funcionamento do controle interno. Funciona como uma prova real dos resultados a partir da contratação da análise técnica.
#5 Teste substantivo
Neste, o auditor toma a função de executar os procedimentos planejados embasado em valores exatos e dados verificados aos mínimos detalhes. As fundamentações para formação da opinião final do profissional são retiradas deste ponto. Constata-se:
  • A existência real das transações;
  • A integridade dos registros, garantindo que todos foram feitos;
  • O total compartilhamento de informações com as partes interessadas;
  • A mais exata aferição dos itens das transações;
  • A divulgação dos registros.
#6 Parecer do auditor
Como real finalização das fases da auditoria, o profissional responsável realiza uma completa revisão de todos os resultados obtidos, reunindo todas as demonstrações e notas explicativas. É um processo minucioso e bastante burocrático.
Todo o processo deve estar em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade. Fique sempre de olho no serviço contratado!
Nós do Grupo Destra oferecemos auditorias de referência no mercado. Entre em contato conosco para contratar já nossos serviços.