Gestão Financeira e Governança Corporativa

A gestão eficiente de recursos financeiros é uma excelente maneira de proteger uma organização, além de contribuir para os passos que ela dá em direção aos seus objetivos. Entretanto, uma boa gestão passa diretamente por uma série de ações, cujo objetivo é aprimorar os resultados financeiros. 

Portanto, diferentemente das práticas comumente adotadas, a gestão financeira não se resume ao controle de fluxo de caixa. Logo, ela deve ser baseada em princípios essenciais a qualquer organização. Por isso, explicaremos, abaixo, tudo sobre este assunto. Boa leitura!
 

O que é Governança Corporativa?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a governança é definida como um sistema no qual as organizações e demais instituições públicas ou privadas são geridas, fiscalizadas e promovidas, sobretudo no que diz respeito à relação entre sócios, diretores, agentes fiscalizadores e demais membros administrativos.
 

Princípios básicos da Governança Financeira

Dentre os pilares da Governança Financeira, alguns valores são elementares, tais como a transparência, isonomia, responsabilização financeira (accountability) e corporativa. Entenda mais sobre cada um destes princípios:
  • Transparência: demonstrar às partes interessadas informações relevantes, sobretudo aquelas que estão além do exigido pela lei, englobando, inclusive, o desempenho econômico e demais fatores atrelados à conservação de valores de uma companhia;
  • Isonomia: tratar com equidade e imparcialidade os membros diretivos de uma empresa, considerando os direitos, obrigações, interesses e expectativas de cada um, incluindo os sócios e demais gestores;
  • Accountability: prestar contas de maneira adequada, isto é, de forma clara e objetiva, agindo com responsabilidade e zelo;
  • Responsabilidade Corporativa: promover e viabilizar financeiramente a empresa, reduzindo aspectos externos que eventualmente possam prejudicar as operações, com a finalidade de garantir a durabilidade da organização.
 

Conclusão

A Gestão Financeira, portanto, tem como objetivo promover e impulsionar, dentro da organização, os valores e as resoluções propostas pela Governança Corporativa. Afinal, trata-se de um departamento que troca informações com todos os demais setores de uma empresa, obtendo assim detalhes imprescindíveis ao seu crescimento.

Neste contexto, tem acesso a ferramentas que lhes serão úteis para gerar oportunidades na implantação dos princípios da Governança Corporativa. Por conseguinte, a Gestão Financeira fornece maior transparência à administração de recursos financeiros, impactando positivamente nos rumos tomados pela organização.
Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de soluções inteligentes para o fortalecimento do seu negócio.