Governança Corporativa para empresas em processo de profissionalização da gestão

Não tão raro, boa parte das empresas apresentam grande dificuldade em alterar procedimentos, ainda que essa mudança resulte na profissionalização da gestão. No entanto, no universo corporativo, a falta de investimento profissional no gerenciamento de um negócio pode resultar em altos custos, inclusive, gerar perdas irreparáveis.

Nesse sentido, independentemente do tamanho da sua empresa, apostar na Governança Corporativa é peça indispensável para preparar melhor a gestão e, consequentemente, expandir a competitividade. A seguir, veja mais sobre o assunto e entenda por que implantar a governança corporativa!
 

Por que profissionalizar a gestão da sua empresa?

Embora determinado negócio apresente um bom desempenho, mantê-lo saudável em longo prazo é muito mais difícil sem um controle profissional. Isso porque uma gestão centralizada apenas no quadro societário pode gerar processos confusos, impactando, por exemplo, na contabilidade do negócio — o que é extremamente contraproducente.

Via de regra, uma gestão diletante comete inúmeros erros, o que, por sua vez, leva extrema dificuldade para uma administração eficiente. Por conseguinte, os procedimentos internos tornam-se confusos, extensos e pouco produtivos. Ademais, problemas fiscais podem surgir, justamente pela falta de organização corporativa.
 

Qual o papel da Governança Corporativa neste processo?

Como vimos, uma gestão mais bem preparada é indispensável para a manutenção do sucesso de qualquer negócio. Nesse sentido, — embora a adoção de boas práticas de Governança Corporativa seja um desafio —, a profissionalização da gestão passa diretamente por sua instituição.

Cabe destacar que esse tipo de ação depende da estruturação de um conselho, atividade extremamente importante para o crescimento organizado de qualquer empresa. Além disso, a governança pode ser empregada como uma ferramenta para direcionar as ações de maior impacto sobre a estrutura de um negócio.

Isso significa, em termos simples, que a adoção da Governança Corporativa para empresas em processo de profissionalização da gestão, além de permitir que os erros apontados anteriormente sejam minimizados, gera benefícios como:
  • Melhor controle sobre entradas e saídas;
  • Desenvolvimento de estratégias para aumentar a produtividade;
  • Administração simples e eficaz;
  • Maior controle sobre processos;
  • Autonomia para a tomada de decisões;
  • Reduz os custos do seu negócio;
  • Aumenta a margem de lucro, além de gerar vantagem competitiva em relação à concorrência, etc.


Que desafios envolvem a implantação da governança?

De modo geral, o estabelecimento de boas práticas de Governança Corporativa é um grande desafio, sobretudo em razão da deficiência no que concerne o conhecimento teórico e prático de empresas em processo de profissionalização da gestão. Além disso, a aplicação desse tipo de “sistema de controle interno” demanda, dentre outros fatores:
  • Conhecimento;
  • Investimento;
  • Metodologia;
  • Autonomia; 
  • Qualificação.
Portanto, embora fatalmente a profissionalização da gestão esbarre em um desses pilares, ela traz inúmeros benefícios às empresas em médio e longo prazo. Sendo assim, embora a maioria dos empresários acreditem que a Governança Corporativa se trata de um custo dispensável — e que traz maior burocratização de processos —, ela não acarreta prejuízos.

Muito pelo contrário, o gerenciamento apropriado possibilita o registro de lucro, especialmente porque ajuda na correção e mitigação de riscos e perdas que alcançavam o desempenho financeiro da empresa. O que achou deste conteúdo? Ficou alguma dúvida? Se sim, compartilhe-a conosco abaixo nos comentários.