Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade: entenda a importância

Em um contexto de constantes mudanças e aumento da competitividade no mercado, é necessário que as empresas acompanhem o ritmo para garantir a eficácia de seus resultados. Para isso, torna-se importante que as organizações façam a Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade.

O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) mais utilizado entre as empresas é a ISO 9001. Ele reúne práticas de gestão que podem ser utilizadas por empresas de diferentes portes e finalidades para fundamentar e otimizar processos.

A última versão da certificação, a ISO 9001:2015, abrange questões como melhoria de processos, estratégia, comunicação e satisfação do cliente, operações, controle de qualidade entre outros. O objetivo é estruturar as empresas para que tenham um sistema de gestão mais sólido e eficaz em todas as suas áreas.

Quais empresas precisam da Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade? 

Confira alguns aspectos que podem identificar a necessidade da implantação de Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015) em uma empresa:

  • Repetição dos mesmos erros;
  • Falta de embasamento e segurança para tomada de decisões;
  • Baixos indicadores de qualidade;
  • Falta de padronização nos processos;
  • Estoque muito insuficiente ou excedido;
  • Baixa eficiência na produção;
  • Falta de capacitação e conhecimento dos funcionários.

Importância da Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade 

implantação de Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015) traz diversos benefícios para as empresas. Dentre eles, destaca-se a contribuição e maior facilidade na organização das informações no ambiente corporativo. Isso é possível a partir da concentração dos dados em um só local, o que traz conhecimentos fundamentados e oferece ajuda na tomada de decisões.

Essa certificação ainda auxilia na capacitação dos funcionários para padronização da execução dos processos, garantindo resultados positivos do começo ao fim. Além disso, melhora o nível do controle de qualidade, ajuda no atendimento ao cliente, histórico de vendas e projeção de demanda.

A certificação da ISO 9001:2015 também contribui para a melhor imagem da empresa diante do mercado e traz mais confiança para clientes, fornecedores e possíveis investidores.

Como fazer a Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade?

O primeiro passo é conhecer profundamente a empresa, o que inclui saber sobre clientes, stakeholders, influências do mercado e concorrentes. Além disso, é importante realizar a análise externa e interna da empresa para definir tudo o que um plano de negócios requer.

O processo de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade precisa estar alinhado aos objetivos da empresa. Um ponto importante para isso é o esforço e envolvimento dos funcionários da empresa através de investimento na comunicação e treinamento contínuo. Isso permite repassar as informações de forma mais didática, explicar em que consiste o sistema de gestão da qualidade e sua importância para a organização.

Outro ponto importante para a implantação de Sistema de Gestão da Qualidade é o mapeamento dos processos, que consiste em detalhar o caminho percorrido desde a concepção até o envio do produto ao cliente. Com isso, é possível melhorar a definição dos procedimentos e padrões mais adequados, garantindo bons resultados.

Também se deve definir as metas e indicadores de qualidade que servirão de apoio à empresa para medir a eficiência dos processos e direcionar a tomada de decisões mais assertivas por meio da análise de dados obtidas.

A Destra Consultoria oferece o serviço de acompanhamento para empresas que desejam executar a transição ou implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Para mais informações, entre em contato pelo número (62) 3954-6888, pelo Whatsapp (62) 98243-3635 ou pelo site.