Leitura e Análise das Demonstrações Financeiras

Aprenda a Ler e Analisar os resultados de sua empresa. Este foi o tema do Curso de Extensão ministrado pela Destra Educação Corporativa no último final de semana (19 e 20 de setembro) com o intuito de preparar os profissionais para compreenderem a situação econômica e financeira das empresas por meio da leitura, compreensão e análise dos principais demonstrativos financeiros: balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa.

No curso foram discutidos os impactos e a influência das atividades e decisões operacionais nos demonstrativos financeiros, permitindo aos participantes entender como são elaborados os demonstrativos financeiros e a relevância de suas informações para a tomada de decisão e acompanhamento da performance organacional.

Na atual gestão empresarial, sabe-se que a administração contábil e financeira pode contribuir com o planejamento estratégico das empresas, gerando informações suficientes para tomada de decisões que levarão a melhoria dos resultados da organização e, consequentemente, refletir na própria rentabilidade e lucro.

Há diversas ferramentas na administração gerencial passíveis de serem implantadas, sejam de forma isolada ou combinadas. Desta forma, os modelos de gestão definidos segundo as regras de negócios devem estar correlacionados ao planejamento estratégico em curto, médio e longo prazo.

Os índices financeiros estabelecem relações entre as contas das demonstrações financeiras e aperfeiçoam as análises de forma direta e prática, criando um diferencial para a prática de benchmark, ao passo que torna possível estabelecerem números relativos e transformar dados do Balanço Patrimonial e das Demostrações de Resultados do Exercício (DRE) comparáveis com outras empresas do mesmo seguimento  no mercado.

Conectada ao mundo corporativo, o Grupo Destra acompanha o mercado e busca oferecer aos seus clientes o que há de melhor para contribuir na gestão das empresas preocupadas em manter sua vantagem competitiva e a sustentabilidade do negócio.