Saiba mais sobre a importância da excelência no atendimento ao cliente

Nos dias atuais, o atendimento ao cliente pode ser entendido como uma arte. Se direcionarmos o olhar para 10 ou 20 anos atrás, as empresas eram capazes de determinar como queriam se portar no mercado e cabia ao cliente escolher entre opções que não se diferenciavam muito. Com a evolução da tecnologia e, principalmente, da forma como as pessoas lidam com as marcas, se tornou necessário que as empresas entendam a importância da excelência no atendimento ao cliente.

As empresas oferecem um produto ou serviço e após definir o custo de produção, obtêm o lucro. De certa forma, elas trabalharão para agregar valor ao produto ou serviço e assim maximizar os lucros. Nos dias atuais, uma empresa não pode simplesmente esperar que isso dê conta de toda a roda do consumo, afinal o atendimento é um dos mais importantes agregadores de valor e pode transformar o potencial cliente em um cliente novo. No entanto, essa etapa também pode destruir toda a cadeia, tornando necessário investir mais esforços para recuperar este mesmo cliente. 

É muito importante pensar fora da caixa e reconhecer a importância da excelência no atendimento ao cliente. Além de ser um fator que agrega valor à marca, produto ou empresa, o cliente pode simplesmente decidir por outra marca quando é mal atendido. Isso permite concluir que a expressão “o cliente tem sempre razão” é cada vez mais atual. Pensando em te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para que você possa atender bem o cliente.

Veja:

Procure resolver os problemas

Se o seu cliente lhe procurou, ele tem interesse no seu produto ou serviço ou deseja resolver algum problema, mesmo que pequeno. Busque resolver este problema do início ao fim. Ouça, seja cordial e compreenda o que o cliente espera de você.

Facilite a comunicação

Busque formas de aproximar o seu cliente através da comunicação de mão dupla: cliente e empresa têm voz para se expressar e melhorar essa relação.

Fidelize

Uma das principais formas de fidelizar é através do atendimento: esteja com seu cliente do início ao fim da compra. Busque sempre formas de agradá-lo e atenda não somente à necessidade inicial, mas também necessidades secundárias. Essa prática também pode ser conhecida como upselling. 

Seja transparente

A transparência inspira confiança. Tenha certeza de que o seu cliente teve a melhor impressão da sua empresa e ele voltará a fazer negócio, além de fazer diversas indicações quando necessário. 

Se você tem interesse no assunto e deseja oferecer atendimento de excelência em sua empresa, o Grupo Destra é o seu melhor aliado.  A Destra Formação Profissional oferece no dia 29 de outubro o curso de Excelência no Atendimento ao Cliente. O curso vai ensinar técnicas de atendimento presencial e telefônico, além de conceitos de comunicação e relacionamento interpessoal. 

A aula será realizada das 8h30 às 17h30 e tem carga horária de 8 horas/aula. Aproveite e faça sua inscrição, pois são 15 vagas disponíveis.

E anote nossa dica: busque sempre cuidar de sua imagem pessoal, ser extrovertido, positivo e faça com que o cliente entenda que você sabe da importância dele para seu negócio. Assim, certamente você estará fechando com chave de ouro o ciclo desse relacionamento. 

Para saber mais informações sobre o curso, acesse a página do mesmo ou entre em contato conosco pelo site ou através dos telefone (62) 3933 2650.