Conheça a Consultoria em implantação do Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001

Cada vez mais organizações estão percebendo que o compromisso com o meio ambiente passa a representar confiança para os empreendimentos. Isso porque melhora a imagem da corporação e a posiciona no mercado como empresa preocupada em ser sustentável. Dessa forma, para o controle apropriado dos aspectos e impactos ambientais, muitas empresas têm optado pela implantação do Sistema de Gestão Ambiental através da série ISO 14001.

A Gestão Ambiental visa coordenar as atividades humanas a fim de gerar o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros, o que significa que os profissionais da área de gestão ambiental agregam a visão ambientalista à exploração racional dos recursos naturais, visando contribuir positivamente para o lucro econômico e aumentar a competitividade da organização.

Além de posicionar a empresa positivamente frente aos clientes, a demonstração de um enfoque ambiental responsável está se tornando um critério essencial de compra. As organizações envolvidas com o meio ambiente preferem negociar com empresas que funcionem como elas e mostrem o seu compromisso através de padrões reconhecidos internacionalmente, como a série ISO 14000.

A ISO 14001 é parte de uma série de Normas Internacionais aplicáveis a qualquer organização relativa à Gestão Ambiental. Ela especifica requisitos relativos a um Sistema de Gestão Ambiental que permite que a organização elabore política e objetivos que considerem os aspectos legais e as informações acerca dos impactos significativos.

A metodologia da ISO 14001 especifica os requisitos mais importantes para identificar, controlar e monitorar os aspectos do meio ambiente de qualquer organização, assim como administrar e otimizar o processo de gestão ambiental. Ela se baseia no ciclo PDCA, que significa Planejar, Executar, Verificar e Agir.

PLANEJAR

Traça os objetivos e os processos necessários para atingir os resultados levando em consideração a política ambiental da empresa.

EXECUTAR

Coloca em prática os processos planejados na etapa anterior.

VERIFICAR

Faz o monitoramento do atendimento dos processos em relação à política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais, entre outros, e relata os resultados.

AGIR

Promove a prática de melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão ambiental do empreendimento.

Essa nova área de conhecimento possui caráter multidisciplinar e, por isso, permite a atuação de profissionais de diversos campos, desde que sejam devidamente habilitados para manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível. Baseando-se nisso, o Grupo Destra oferece o serviço de Consultoria em implantação do Sistema de Gestão Ambiental, por meio do qual identifica necessidades, apresenta soluções criativas e auxilia na implementação do processo, definindo objetivos e promovendo benefícios, entre eles:

•    Melhoria na confiança de clientes, investidores e a comunidade em geral demonstrando compromisso.

•    Melhoria no controle de custos através da conservação de matérias-primas e energia.

•    Redução do risco de incidentes cujo resultado é a confiabilidade e, consequentemente, redução dos custos de apólices e seguros.

Conte com o Grupo Destra para a realização de implantação do Sistema de Gestão Ambiental em sua empresa. Para maiores informações entre em contato pelo telefone (62) 3954-6888 ou acesse nosso site