Mapeamento, análise e modelagem de processos

A muitos anos atrás, quando um empresa conseguia encontrar a fórmula para o seu crescimento e sucesso, ela se estagnava nisso e não mudava de forma alguma o seu método de trabalho. Hoje, se uma empresa fizer isso, ela estará caminhando rapidamente para o seu próprio fim.

O que é?

Não tem mais como manter o mesmo modelo de trabalho durantes anos. Uma organização precisa fazer análises constantes sobre o que está funcionando e o que não funciona mais para garantir o sucesso da empresa. Essas análises são conhecidas como mapeamento, análise e modelagem de processos.

            Antes de explicar qual a necessidade do mapeamento, é necessário explicar o que são exatamente esses processos. Processos são como, dentro da empresa, as matérias-primas recebidas de um fornecedor são tratadas e transformadas em produtos para o cliente. Esse processo recebe recursos, desde materiais a pessoas, para fazer com que essa transformação aconteça.

           

            Para que fazer?      

            Os principais elementos que o mapeamento tem a intenção de identificar inicialmente são:

- Os pontos em que as tarefas se acumulam e atrasam o fluxo do processo, conhecidos como gargalos. Esses pontos devem ser analisados e o problema solucionado.

- Os pontos de contatos com os clientes, que devem sempre ser experiências satisfatórias, porque serão nesses momentos que o cliente irá avaliar a empresa.

- Deve-se avaliar quais atividades agregam valor, visando melhorá-las ao máximo.

           

Qual o resultado?

            O mapeamento irá gerar como resultado um mapa de processo e um diagrama de relacionamentos, ambos representações gráficas, demonstrando todo o fluxo operacional da empresa e a inter-relação entre diferentes processos. Através do mapa é possível analisar praticamente tudo relacionado aos processos. O custo total, as atividades, o tempo de execução, os responsáveis e as melhorias que foram estabelecidas.

            Fazer esse procedimento possibilitará analisar em tempo real a execução das tarefas, medir resultados, custos, produção, relação de pessoas, treinamento de novos funcionários, mapear riscos operacionais, reduzindo os riscos de situações prejudiciais ao funcionamento dos processos, entre outros.

            Como fazer?

            A Destra possui um serviço de consultoria de mapeamento, análise e modelagem de processos e conta com uma equipe de profissionais com bastante experiência prática e teórica. O foco principal é auxiliar de todas as formas os clientes na realização dos trabalhos de mapeamento.

            Entre em contato com a Destra e saiba mais sobre os nossos serviços.