Mapeamento e Modelagem de Processos, Inovando o seu Negócio

O que é e para que serve o Mapeamento de Processos?

Em termos simples, o mapeamento de processos nada mais é do que uma ferramenta utilizada para fazer a identificação das etapas e processos de determinada ação dentro de uma empresa, o que inclui seus fluxos e objetivos.

A ideia é que, por meio dela, fique mais fácil ter uma visão global do negócio, permitindo assim que os gestores possam visualizar completa e claramente todos os detalhes. Consequentemente, essa visão generalista pode permitir que decisões sejam tomadas com alto nível de acerto, trazendo assim melhorias positivas para a organização, de modo geral.

Nesse sentido, cabe mencionar que o mapeamento de processos nada mais é do que aquilo que pode ser empregado para aperfeiçoar o funcionamento de todos os setores de uma organização. Logo, este é um sistema que possibilita um trabalho mais enxuto e eficiente.

Como funciona o Mapeamento de Processos, afinal?

Agora que você já sabe o que é e para que serve, chegou a hora de entender na prática como funciona todas as etapas de um mapeamento de processos. De modo geral, ele pode ser implementado em quatro passos simples. Confira, em detalhes, cada um deles:

1. Entenda o processo

Em primeiro lugar, é necessário pensar em um objetivo final e, acima de tudo, mapear todas as atividades que comporão o seu processo alvo. Além disso, é importante também que haja a participação de todos os setores envolvidos, sobretudo dos profissionais que atuam no desenvolvimento de determinado processo, pois assim é possível ter uma visão panorâmica de tudo o que está ocorrendo.

2. Modele o processo

Depois de compreender o processo, o próximo passo é avaliar como ele funcionará e também analisar sua eficiência. Sendo assim, neste momento é que se deve conhecer a fundo as otimizações que deverão ser empregadas, de modo a potencializar os resultados.

Essa etapa de modelagem, portanto, é imprescindível para que sejam apontados todos os pontos que precisam ou podem ser melhorados, de modo a evitar desperdícios de tempo e recursos. É nesta fase também que questões relacionadas à jornada do usuário e o processo de constante melhoria deve ser conciliados.

3. Automatize o processo

Hoje em dia, a gestão de processos está cada vez mais intimamente ligada à automatização. Justamente por isso, esta etapa faz parte do processo de mapeamento e modelagem de processos dentro das organizações. Afinal, após desenhar e modelar os procedimentos internos, é necessário pensar sobre a necessidade de uso de ferramentas de automação.

4. Monitore o processo

Por fim, a atividade de monitoramento deve ser encarada como peça chave do mapeamento de processos. Isso porque é preciso ter sempre em foco a melhoria contínua, a fim de garantir uma otimização adequada dos procedimentos internos, trazendo assim benefícios significativos para os negócios.

Quais os benefícios da Modelagem de Processos?

Pensando nas vantagens desse tipo de sistema, elencamos, abaixo, alguns dos principais benefícios que a Modelagem de Processos pode fornecer para a sua empresa. Confira:

Promove uma visão compartilhada dos processos

Diagramar o processo pode trazer maior facilidade na documentação e disseminação do processo, o que, por sua vez, possibilita um maior alinhamento e entendimento dos colaboradores, deixando todos os envolvidos no mesmo nível. Assim, para descobrir os detalhes do processo e entender como ele deverá funcionar, basta consultar o mapeamento e a modelagem.

Melhora a comunicação interna

Não tão raro, muitos colaboradores sentem-se perdidos em relação aos processos internos de uma organização, simplesmente porque não sabem como estes funcionam. Isso se dá, em geral, por conta da falha de comunicação, onde muitas vezes o colaborador executa diferentes atividades com o mesmo objetivo. Sendo assim, modelar processos internos pode contribuir para preencher essas lacunas na comunicação, além de guiar as pessoas.

Evita atrasos e desperdícios

Representar graficamente um processo também permite que as pessoas enxerguem eventuais pontos que estejam minando os recursos da empresa, além de outros problemas que estavam camuflados. Dessa forma, torna-se possível adotar medidas específicas para correção de tais problemas para, posteriormente, documentar o processo otimizado, ou seja, transformado.

Viu como realizar o mapeamento de processos pode ser tão importante para atingir níveis de excelência organizacional? Sabendo disso e conhecendo todos os principais benefícios que ele traz, realizar essa atividade deve ser encarado como uma prioridade em sua gestão.

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