O que é reestruturação societária e como ela pode beneficiar o seu negócio

Neste texto vamos falar como esta estratégia pode ser utilizada de forma a aumentar os lucros da empresa e proporcionar maior crescimento. Continue a leitura e fique por dentro!

Afinal, o que é reestruturação societária?

Em termos básicos, a reestruturação societária é exatamente o que indica, ou seja, trata-se do processo de modificação do quadro de sócios e acionistas de uma empresa.
Esta necessidade de reorganizar o quadro de sócios e acionistas pode acontecer para proporcionar o formato de gestão, para organizar planos compatíveis, para diminuir gastos e maximizar lucros.
A reestruturação societária pode ser feita utilizando algumas ferramentas, cada qual com sua especificidade. Confira a seguir.

Quais são as possibilidades da reestruturação societária?

O processo de reestruturação societária pode acontecer por meio das seguintes ferramentas, utilizadas para remodelar a empresa de acordo com suas demandas.

Cisão

Uma sociedade ou quadro de sócios ou acionistas pode se juntar pelos mais diversos motivos, desde a diminuição de encargos e a possibilidade de conseguir uma porcentagem maior de lucro, ou mesmo por afinidades intelectuais.
Da mesma forma, a cisão pode acontecer também por diferentes aspectos, sejam eles financeiros ou de outra ordem. A cisão é, portanto, a divisão completa de duas ou mais partes em empresas diferentes.
Este é um aspecto da reestruturação societária que é mais radical. No entanto, mesmo nesta, vai haver detalhes diferentes que podem ser acordados entre as partes.

Fusão

A fusão é o oposto de cisão, ou seja, trata-se aqui da criação de uma empresa pela junção de duas ou mais. Estes grupos de pessoas físicas ou jurídicas possuem interesses em comum e, assim, se juntam para alcançar seus objetivos.
O processo de reestruturação societária por meio da junção prevê que as empresas anteriores que se juntaram para criar uma nova, deixam de existir. Sendo assim, todos os direitos e obrigações destas são agora responsabilidade da nova pessoa jurídica que surgiu.
Não são mais as empresas que devem cuidar dos aspectos financeiros ou dos impostos e registros federais, estatais e municipais. É a nova empresa que se responsabiliza por obrigações futuras.

Incorporação

A incorporação pode acontecer por diversas razões, sendo uma delas a ideia de re-branding, ou seja, para renomear a marca, para remodelar ou trazer novas nuances.
A incorporação nada mais é do que a absorção de uma empresa por outra, sendo que este processo deve ser acordado entre as partes com a aprovação destas para que esta incorporação seja bem-sucedida e legal.
A titularidade da empresa antiga passa a ser responsabilidade da nova empresa, além de as obrigações e lucros serem também destinados à nova marca.

Transformação 

A transformação pode ser a mudança da empresa de um tipo de sociedade para outro, ou ainda qualquer mudança que seja expressiva em relação às suas características principais.
É importante salientar que a reestruturação societária é algo comum nas empresas principalmente para aumentar lucros e buscar uma melhor posição no mercado.

Benefícios da reestruturação societária para a sua empresa

Como já mencionamos anteriormente, a reestruturação societária pode ser uma ótima maneira de deixar a empresa ainda melhor. Agora vamos apontar alguns dos benefícios desse processo, confira!

Diversificação dos negócios

Uma das maiores vantagens da reestruturação societária é a diversificação dos negócios por meio da junção, principalmente. A ideia é expandir os negócios arrebanhando uma nova parte do mercado, oferecendo outros tipos de serviços ou produtos, de forma que haja novas parcelas de consumidores interessados.

Aglomerar os consumidores

Outra forma de garantir o sucesso da marca é aglomerar os consumidores. Se há a junção de duas empresas, isso quer dizer que o espaço para concorrência diminuiu. Sendo assim, a reestruturação societária funciona para aumentar o potencial de apelo da marca perante novos públicos que acabam migrando da antiga empresa para a nova.

Maiores chances de crescimento

Outro benefício da reestruturação societária é ampliar as chances de crescimento. Uma vez que diminuiu o número de concorrentes, o público se ampliou e a marca conseguiu se impor como uma novidade, então as chances de crescimento estão mais altas.

Fortalecimento da marca no mercado

Uma junção de empresas pode criar uma ideia de força, de ressignificação que tem grande apelo com o público. Uma reestruturação pode trazer este frescor para uma ideia já antiga e proporcionar benefícios para a marca, assim como um fortalecimento da mesma no mercado.
Para finalizar, é possível que uma reestruturação societária seja uma boa ideia para o seu negócio, proporcionando novas formas de pensar as dinâmicas do quadro de sócios e acionistas e trazendo mais clientes.
Se você se interessou pela reestruturação societária e acredita que ela pode beneficiar a sua empresa, entre em contato conosco. No Grupo Destra, oferecemos consultoria para auxiliá-lo neste processo, garantindo a efetividade e o sucesso da reestruturação.