Planejamento Tributário: como organizar a sua empresa em 2023

O Brasil é um dos países cuja carga tributária incidente sobre as organizações é extremamente complexa. Razão esta para a dor de cabeça de milhares de empresários que, mesmo optando pelo Simples Nacional, cujo regime é normalmente diferenciado para empresas de pequeno porte, pode suscitar dúvidas quanto ao cumprimento de obrigações fiscais.

Justamente por isso que realizar um planejamento tributário adequado é tão importante para a saúde de qualquer organização. Pensando nisso, trouxemos, neste post, detalhes e informações que serão úteis para que você possa organizar a sua empresa em 2023. Acompanhe!
 

O que é planejamento tributário?


Antes de mais nada, é importante deixar claro o que representa o planejamento tributário. Em termos simples, ele nada mais é do que um misto de mecanismos, estratégias e manobras criadas com o intuito de diminuir o máximo possível o pagamento de tributos de uma organização.

Para que isso ocorra, o planejamento tributário deve ser elaborado, preferencialmente, por profissionais da área, como contadores. Isso acontece porque estas pessoas são mais bem preparadas quanto a tomada de decisão estratégia relacionada às escolhas que influenciam ou são impactadas diretamente sobre os impostos e tributos devidos pela empresa que representam.
 

Por que sua empresa precisa de um planejamento tributário?


Agora que você já sabe o que é um planejamento tributário, chegou a hora de conferir na prática porque ele pode ser tão importante para a saúde financeira do seu negócio. Em termos práticos, esse tipo de organização tem como objetivo reduzir os custos operacionais do negócio, como já vimos.

Isso significa que o planejamento tributário é uma ação que possibilita às empresas reduzir o volume de tributos e impostos pagos, de forma legal, além de diminuir os custos que recaem sobre sua empresa (elisão fiscal). Dessa forma, realizar este planejamento pode fornecer diversos benefícios, dentre os quais se destaca a:
 
  • diminuição das despesas com o pagamento de tributos;
  • redução de equívocos contábeis e, consequentemente, diminuição da aplicação de autuações e multas pelo Fisco;
  • aumento da competitividade com a garantia de reinvestimento de recursos na atividade principal da organização, o que a permite estar à frente da concorrência, etc.


Como este planejamento diminui a carga tributária?


Para que você entenda melhor, na prática, como o planejamento tributário funciona, explicamos, abaixo, os três caminhos mais comuns, normalmente utilizados nesta estratégia. São eles:
 

1. Evitar a incidência do imposto


A primeira alternativa para reduzir a carga tributária é evitar a cobrança de impostos. Para tanto, adota-se mecanismos legais a fim de impedir a ocorrência de fatos que possam gerar o tributo. Quer um exemplo? O aproveitamento da isenção de impostos municipais, quando cabem, pode permitir uma adequação às exigências estabelecidas para ser dispensado de pagá-los. Outra manobra comum é abrir mão do pró-labore para evitar a incidência do INSS e IR.
 

2. Reduzir os valores totais a serem recolhidos


Depois de verificar com cautela todas as regras aplicáveis no caso de cada tributo pago, deve-se planejar ações para diminuir as taxas devidas, reduzindo assim os valores que devem ser recolhidos. Um exemplo é o aproveitamento de políticas que incentivam e propiciam a redução de alíquotas.
 

3. Retardar o pagamento


Por fim, através do planejamento tributário é também possível estabelecer meios para prorrogar pagamentos dos tributos, sem que haja a aplicação de multas pelo atraso. Essa é, inclusive, uma dica especialmente útil para organizações que enfrentam dificuldades com o seu caixa, contam com pouco capital de giro e precisam de tempo para conseguir um respiro financeiro maior.
 

Como organizar a sua empresa em 2023, afinal?


O planejamento tributário inicia-se tão logo começa-se a criação da empresa, tendo em vista que logo em sua abertura deve-se estabelecer o melhor regime tributário. Assim, para uma organização adequada da sua empresa, você deve, além de dominar bem as atividades que serão executadas pelo seu negócio, ter algumas informações a seu favor:
  • previsão de faturamento;
  • custo da folha de pagamento;
  • margem de lucro
  • previsão de despesas operacionais etc.

Isso porque, de posse de tais informações, é possível estabelecer um comparativo entre os regimes tributários disponíveis, direcionando assim a sua escolha, se pautando em dados reais para escolher o enquadramento mais apropriado para o seu negócio. Com isso, você já terá avançado etapas importantes na diminuição de custos com o pagamento de tributos.
 

Conclusão


Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, fazer um planejamento tributário é extremamente importante. No entanto, essa tarefa exige conhecimentos técnicos, especialmente sobre contabilidade e legislação. Justamente por isso, contar com o suporte de profissionais qualificados pode fazer toda a diferença na organização da sua empresa em 2023.

Se gostou deste texto, não deixe de conferir os serviços que o Grupo Destra oferece. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e comece agora mesmo a colocar em prática o seu planejamento tributário!