Qual o papel da contabilidade na gestão empresarial?

Contabilidade e gestão nunca estiveram tão próximas quanto hoje em dia. O contador moderno passou a assumir, dentro das organizações, um papel estratégico de fundamental importância — e prova disso é que passa por ele decisões que impactam diretamente sobre o desempenho organizacional.

Atualmente, sua atividade está muito além de simplesmente cuidar de burocracias. Na “nova contabilidade”, o profissional assumiu o papel de unir a gestão aos objetivos financeiros do negócio, apoiando os demais gestores a administrar os diferentes setores da empresa de modo eficiente.

A seguir, saiba tudo sobre o papel da contabilidade na gestão empresarial.
 

Contabilidade e gestão: apoio à tomada de decisão


Em tempos não muito distantes, a contabilidade era entendida como um departamento cuja atribuição limitava-se a calcular os impostos a serem pagos, além de lidar com procedimentos burocráticos. Hoje em dia, porém, a realidade é muito diferente, obrigando muitas organizações a adequarem-se às novas demandas, de modo a se manterem competitivas no mercado.

Considerando o avanço tecnológico, muitos processos que antes eram repetitivos passaram a ser executados de maneira mais dinâmica e ágil, o que abriu espaço para um papel mais importante, quanto à tomada de decisão e o auxílio à gestão das empresas, de modo que elas pudessem atingir suas metas operacionais.


Principais contribuições da contabilidade na gestão


Confira, a seguir, os principais benefícios que a contabilidade traz para a gestão empresarial:
 

Oferece informações importantes


Um dos papéis mais importantes da contabilidade com viés gerencial consiste no fornecimento de dados relevantes para tomada de decisões. Para tanto, a disponibilização de tais informações pode se dar através de gráficos ou mesmo relatórios gerenciais, o que contribui para a manutenção da administração do negócio com dados referentes ao desempenho anterior, presente e futuro do negócio.

Isso é especialmente importante, pois, com base nesses dados, o gestor pode tomar decisões pautadas em informações sólidas, o que contribui para minimizar erros e equívocos mediante situações específicas. Consequentemente, as chances de ter uma administração corporativa positiva são ampliadas.


Melhora o controle gerencial


A contabilidade moderna também tem um importante papel no estabelecimento do controle de processos específicos de diferentes áreas de uma empresa. 

Na prática, são justamente tais mecanismos de controle que geram boa parte dos relatórios ricos em informações relevantes, sem mencionar que esse tipo de controle propicia a gestão da empresa a entender tudo o que se passa internamente.

Como resultado, pode-se acompanhar métricas sobre o crescimento do negócio, além de entender, em tempo real, qual foi o impacto de cada decisão tomada.


Minimiza perdas


A contabilidade atual, ou seja, a contabilidade com atuação direta sobre a gestão empresarial coloca em evidência todos os processos gerais da organização. Sendo assim, ela possibilita também a identificação de fatores que possam comprometer os recursos da própria empresa.

Considerando seu maior nível de personalização de serviços contábeis, é mais fácil fazer a identificação das áreas que estão escoando os recursos produtivos e financeiros da companhia, além de gargalos que estejam atraindo os recursos de maneira descontrolada da sua empresa.

Tendo esse tipo de informação, os gestores podem buscar atuar ativamente, a fim de encontrar formas de reduzir os gastos desnecessários de recursos, implementando, por exemplo, políticas de redução de despesas, fazendo a reavaliação de processos, etc.


Traz maior vantagem competitiva


Como já adiantado, a contabilidade na gestão empresarial está além de produzir balanços e demonstrativos de resultados de exercícios. Ela trata também de aspectos relacionados diretamente a questões estratégicas. Esse tipo de atividade se associa diretamente ao desenvolvimento de ações cujo intuito é fazer com que o negócio prospere, vença seus desafios e crie novas oportunidades.

Como resultado, ela garante maior vantagem competitiva, fazendo com que a empresa esteja sempre à frente dos seus concorrentes de mercado. Vale ainda lembrar que a gestão eficiente de processos, oportuniza uma tomada de decisões de modo mais eficiente e, como resultado, os recursos são melhores alocados, o que também gera oportunidades de destacar a empresa no cenário em que está inserida.


Como incluir a contabilidade na gestão empresarial


Concluindo, unir contabilidade e gestão é uma receita que pode promover excelentes resultados para o seu negócio, uma vez que propicia a criação de informações relevantes para a condução da organização, sem mencionar o apoio à análise de dados, geração de oportunidades e muito mais.

O que achou das dicas que trouxemos neste texto? Se gostou, que tal deixar um comentário, compartilhando conosco e nossos demais leitores a sua opinião sobre o papel da contabilidade na gestão empresarial? Para continuar essa conversa, basta usar o espaço abaixo.