Vale a pena contratar uma consultoria em gestão?

Não tão raro, a atividade dos consultores é sempre colocada em pauta. Isso se dá principalmente pela importância da participação de um consultor para o crescimento saudável dos negócios.

Entretanto, é também comum que muitos gestores tenham dúvida sobre o momento ideal para contratar uma consultoria em gestão. Ainda, se esse vale ou não a pena ser contratada.

Pensando nisso, neste artigo mostraremos brevemente o que é, quando contratar e quais seus benefícios. Confira!


O que é uma consultoria empresarial?


Consultores em gestão normalmente são profissionais especializados na oferta de serviços cujo objetivo é trazer a normalidade os resultados operacionais, bem como demais procedimentos empresariais — através de procedimentos e metodologias externas.

Uma consultoria em gestão consiste, principalmente, no diagnóstico da atual situação da empresa contratante e na apresentação de eventuais soluções para todas as causas apontadas. A partir daí, estabelece-se um planejamento de ações para resolver os pontos críticos.


Quando contratar uma consultoria?


Basicamente, a consultoria em gestão tende a ser contratada em duas situações: em um primeiro momento, quando busca-se aumentar a produção e, consequentemente, o mercado em que está atuando.

Por outro lado, quando a empresa apresenta algumas dificuldades visíveis em seu processo gerencial, a contratação de um especialista também pode ser extremamente útil. Sendo assim, é importante analisar alguns fatores para indicar ou não a participação de uma consultoria.
Dentre os pontos a serem observados, destaca-se a:
  • Baixa satisfação dos consumidores ou parceiros do negócio, uma vez que este cenário implica na imediata intervenção em setores específicos, a fim de regularizar a qualidade dos serviços ou produtos ofertados;
  • Iminente crescimento da demanda, já que este aumentaria tanto a produção, quanto o surgimento de novas áreas relacionadas aos processos operacionais;
  • Aumento dos custos operacionais, afinal, por meio de técnicas específicas pode-se estabelecer procedimentos que interferem no aumento das despesas da empresa.


Quais os benefícios da consultoria em gestão?


A consultoria em gestão pretende, basicamente, apresentar soluções para problemas específicos ou, ainda, melhorar a demanda e eficiência operacional. Sendo assim, dentre seus benefícios, pode-se destacar o aumento dos resultados, geração de economia, construção de vantagens competitivas, propostas de melhorias no desempenho e de soluções inovadores, etc.

Pronto. Agora que você já sabe o que é, como funciona e benefícios de se contar com uma consultoria em gestão. Portanto, se gostou das nossas dicas e informações, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Dessa forma, novas pessoas também poderão entender mais sobre a contratação de consultoria em gestão!