4 motivos para terceirizar os processos de RH na sua empresa

Decidir sobre terceirizar os processos de RH de uma empresa trata-se de uma discussão bastante sensível, embora extremamente importante para qualquer negócio.

Afinal, este tema pode ser sensível, especialmente por envolver processos burocráticos cuja responsabilidade passa diretamente pelo próprio RH.

Além de contratar e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, as obrigações do Departamento de Recursos Humanos só aumentam a cada ano. Prova disso é que, hoje em dia, a participação do RH tem conquistado ainda mais relevância sobre as estratégias organizacionais adotadas para a consolidação de uma marca.

Sendo assim, é comum que as empresas suscitem dúvidas sobre as vantagens e desafios de propor a terceirização do setor. Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo para trazer os principais motivos pelos quais terceirizar os processos de RH na sua empresa pode ser interessante. Quer saber mais? Continue a leitura!


Afinal, por que terceirizar os processos de RH?

Em síntese, firmar uma parceria com outra empresa para a terceirização dos serviços de RH pode ser vantajoso, especialmente porque essa atitude confere ao departamento de RH interno mais tempo para direcionar os seus esforços, a fim de estabelecer estratégias muito competitivas, que possam destacar a empresa no seu mercado de atuação.

Além disso, essa alternativa permite reduzir despesas, otimizar os processos burocráticos e, ainda, ampliar a produtividade organizacional. Sendo assim, quando
empregada de maneira adequada, a terceirização pode ser extremamente positiva. Quer saber mais detalhes? Então, confira 5 vantagens de terceirizar o RH da sua empresa.


1. Custo reduzido

De modo geral, o custo de se implantar um RH interno pode ser extremamente elevado. Assim, a terceirização já se mostra como uma alternativa financeiramente viável, uma vez que é mais barata, já que o empreendedor paga um valor mensal em troca de diversos serviços atrelados ao setor.

Portanto, ao invés de pagar a diversos colaboradores — que ocupam diferentes funções no RH —, a despesa torna-se única e fixa. Portanto, essa é a vantagem mais significativa de ter um departamento terceirizado, já que as despesas com o custo de implantação, se comparado a terceirização, é maior.


2. Aumento da eficiência

Normalmente as organizações que oferecem serviços de RH são especializadas neste departamento. Com isso, é possível inferir que a sua participação no andamento da organização pode ser muito mais assertiva.

Afinal, a empresa parceira apresenta, em geral, qualificações técnicas e recursos específicos, que podem tanto otimizar quanto tornar mais ágil a burocracia envolvida no setor. Por outro lado, os colaboradores internos nem sempre têm o mesmo nível de capacitação.


3. Maior flexibilidade

Terceirizar os processos de RH na sua empresa também possibilitará um maior potencial de escalabilidade. Isso porque, ao ter seu negócio em plena expansão de suas operações, não será necessário aumentar a estrutura do RH para acompanhar este crescimento, já que todo o serviço está sendo executado por um parceiro externo.

Portanto, neste caso basta apenas fazer uma readequação dos serviços contratados e se necessário. A título de esclarecimento, diversos assuntos podem ser deixados sob os cuidados da empresa terceirizada, tais como:
  • recrutamento e seleção;
  • controle de ponto;
  • elaboração da folha de pagamento;
  • gestão de benefícios, etc.

4. Riscos minimizados

Via de regra, empresas especializadas têm grande experiência e vivência nas rotinas de RH. Assim, por se tratar de uma equipe mais bem qualificada para executar tais tarefas, é pouco comum o cometimento de erros que impliquem em importantes sanções.

Além disso, quando o assunto é a burocracia do RH, as empresas terceirizadas são mais atuais quanto às melhores práticas — o que também ajuda a reduzir as consequências geradas por erros do RH interno.


O que é melhor: internalizar ou terceirizar o RH?

Em função dos trabalhos burocráticos do setor de RH, é comum que a equipe interna acabe dedicando um tempo maior na execução de diversas funções. Há de se preencher formulários, gerar fichas, acompanhar dificuldades relacionadas à rotina dos trabalhadores, além de se preocupar com multas trabalhistas. Com isso, muitas vezes o setor acaba deixando de lado o seu papel estratégico, em função da sobrecarga de atividades.

Nesse sentido, gastar boa parte do tempo fazendo o controle de despesas com folhas salariais, benefícios e treinamentos, por exemplo, pode comprometer outras áreas, como a criação de incentivos aos trabalhadores, que são indispensáveis para o bom desenvolvimento de qualquer negócio.

Sendo assim, a principal maneira de identificar a melhor alternativa para o seu negócio é fazer um comparativo entre os custos de um RH terceirizado e interno. Portanto, é fundamental analisar os custos e despesas, a fim de comparar as modalidades e definir o que melhor se encaixa dentro da realidade financeira do negócio.

O Grupo Destra oferece soluções de RH para atender a sua demanda. Quer saber mais sobre como funcionam os nossos serviços? Então, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!